quinta-feira, 24 de novembro de 2016

PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO 2016


As formas de resolução adequada de conflitos têm sofrido expressiva expansão no Brasil desde a década de 90. A complexificação dos problemas sociais e do direito, o crescimento (do número) de demandas da população, a sobrecarga do Poder Judiciário, a demora da prestação jurisdicional e o elevado custo dos serviços advocatícios exigem uma mudança na forma de resolução dos conflitos. Nesse contexto, a mediação e a conciliação mostraram-se substancialmente eficazes e eficientes para a pacificação social, a desburocratização do Poder Judiciário, a ampliação do acesso à justiça e à razoável duração do processo judicial, garantias constitucionais do cidadão.

Por se tratar de uma política pública, o desenvolvimento de ferramentas para seu acompanhamento, monitoramento e avaliação se faz imprescindível, com o intuito de consolidar sua recente implementação, direcionando sua execução para melhores resultados e com sustentabilidade e continuidade.

A Pesquisa de Satisfação dos Usuários, tem objetivo de aferir a qualidade do serviço prestado no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Timon (1º CEJUSC/TIMON) por meio da identificação “das lacunas de serviço entre o que os usuários esperam ou necessitam da organização (expectativas) e o nível de serviço que eles realmente percebem (percepção do serviço).

Neste sentindo, além de oportunizar a melhoria dos serviços, a aplicação da pesquisa estabelece um marco no Judiciário de transparência e responsividade, bem como de democracia e ampliação do acesso à Justiça, incorporando opiniões e sugestões dos usuários na fase de retroalimentação de seus processos de trabalho.

Este documento possui a finalidade de contextualizar a Pesquisa de Satisfação do Usuário, apresentar os formulários desenvolvidos e os resultados obtidos. Acredita-se que a prática da Pesquisa de Satisfação de Usuários possibilitará a padronização dos serviços, oferecendo segurança aos cidadãos-usuários dos serviços de mediação e conciliação.


 PESQUISA DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO:

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