segunda-feira, 24 de abril de 2017

Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – FONAMEC



Fórum Nacional de Mediação e Conciliação – FONAMEC, foi instituído em 12 de dezembro de 2014, durante o Encontro Nacional dos Núcleos de Conciliação promovido pelo CNJ, com o objetivo de promover discussões e levantar boas práticas para aprimorar o exercício das funções desempenhadas por seus integrantes, buscando aperfeiçoar cada vez mais os métodos consensuais de solução de conflitos por meio do intercâmbio de experiências.
FONAMEC, que tem atuação em âmbito nacional, é composto pelos Coordenadores dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos – Nupemecs – dos Estados e do Distrito Federal e pelos Magistrados dirigentes dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejuscs, conforme o art. 1º do seu Estatuto, e se apresenta como o principal formulador da política pública da solução consensual dos conflitos.
A capilaridade de sua representação e a interlocução permanente entre seus membros tem proporcionado um melhor conhecimento das mais diversas demandas que surgem no pais, assim como das iniciativas adotadas por magistrados, mediadores e conciliadores para atendê-las.
Muitas dessas iniciativas tornaram-se projetos reconhecidos e premiados por seu êxito.
Nos primeiros dois anos de existência, o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação destinou-se a sua organização institucional, tendo sido realizados 04 encontros que promoveram maior integração e comunicação mais ágil e frequente entre seus membros, além da edição de 56 Enunciados, os quais, aprovados pela Comissão Permanente de Acesso a Justiça e referendados pelo Plenário do CNJ, passaram a integrar a Resolução 125/CNJ com caráter vinculativo.
A partir deste ano, o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação tem o desafio de se consolidar institucionalmente e tornar-se o principal articulador da política pública dos métodos autocompositivos, subsidiando com propostas os órgãos responsáveis pela politica nacional, como o CNJ e a ENFAM, e os tribunais estaduais e do DF, empresas públicas e privadas, câmaras de mediação e profissionais, como mediadores, conciliadores, advogados e outros que atuem na gestão e solução de conflitos.
Para tanto, o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação se estruturou em comissões temáticas – art. 1, par. 2º do Estatuto -, responsáveis pelos projetos das áreas prioritárias ao desenvolvimento da política pública da consensualidade.
Com o mesmo propósito, o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação instituiu reuniões ordinárias semestrais para avaliação de suas ações, a primeira realizada em fevereiro, quando foram selecionados os temas principais de sua política nacional para o ano de 2017.
Em consequência, o Fórum Nacional de Mediação e Conciliação promove, nos próximos dias 6 e 7 de abril, o I Seminário Nacional de Justiça Restaurativa e Mediação Penal, tema escolhido por sua oportunidade e pelas experiências exitosas dos Núcleos Permanentes de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos. O resultado será apresentado ao STF, ao CNJ e ao Ministério da Justiça e Segurança Publica.
V FONAMEC será realizado entre os dias 10 e 12 de maio, no Rio de Janeiro. O tema principal – Mediação Digital: Uma Justiça para Séc. XXI – será objeto de exposições, seguidas de fóruns de discussão e debates, pelos mais reconhecidos profissionais do pais e do exterior.
O resultado é integral. O Plano Nacional para Tratamento Autocompositivo de Demandas de Massa por Sistemas Digitais, e será apresentado aos órgãos federais e aos Tribunais de Justiça dos Estados e do DF sob o compromisso de implementação pelos representantes dos Núcleos de Mediação, assim contribuindo para a difusão da cultura da autocomposição e da pacificação social.
Estamos na era do diálogo e do consenso, em superação a adversariedade e ao litígio.
Fórum Nacional de Mediação e Conciliação pretende ser parte dessa história.
Fonte: http://fonamec.tjrj.jus.br/FichaInscricao/Fonamec5#

Nenhum comentário:

Postar um comentário