quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Francisco Soares Reis Júnior é o novo Coordenador de Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Timon


      O Juiz Francisco Soares Reis Júnior, titular da 2ª Vara de Criminal da comarca de Timon - MA, foi designado pela Portaria - GP 8892017, para exercer a função de Coordenador do 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da comarca.

      O novo Coordenador é mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Piauí (2016). Especialista em Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Bachalerado em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (2002). O magistrado já ministrou aula na Faculdade Maranhense São José dos Cocais e no presente é Professor de direito na Universidade Federal do Piauí. Atualmente trabalha como Juiz de Direito Titular da 2ª Vara Criminal da Comarca de Timon (TJMA).

     O 1º Cejusc/Timon foi criado para atender a Resolução nº 125, de 29 de novembro de 2010, do Conselho Nacional de Justiça, e a Resolução - GP - 10/2011, do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão, por meio do Termo de Cooperação Técnica nº 15/2015, firmado entre a faculdade São José dos Cocais e o Tribunal de Justiça do Maranhão.

      Os centros cumprem importante papel para a sociedade, haja vista que proporcionam à população o acesso a uma justiça de forma mais rápida, fortalecem a cultura da paz e do diálogo, promovem a economia de recursos, bem como aumentam a eficácia na solução dos conflitos e na prestação jurisdicional uma vez que os próprios interessados estabelecem a melhor maneira de solucionar o conflito, não lhes sendo imposta, por um terceiro, qualquer decisão inexeqüível, o que enrobustece o compromisso das partes com a observância do acordo.

       O Centro de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), instalado em 24 de abril de 2014, no município de Timon, o quarto mais populoso do Estado – com aproximadamente 162 mil habitantes, localizado a 432 km de São Luís, sendo o único da cidade e o 15º implantado no Estado, vem, ao decorrer de seu funcionamento, verificado o aumento da procura em relação à prestação de serviços aos cidadãos timonenses, com vistas à realização de acordos pré-processuais, serviços de cidadania, bem como atendimento de demandas na realização de audiências processuais de tentativa de conciliação emanadas das Unidades Judiciais da Comarca de Timon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário