CEJUSC TIMON

1º Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Timon. Endereço: R. Elizete de Oliveira Farias, 209 - Parque Piaui, Timon - MA, 65631-230 Fone: (99) 9904-7306
Funcionamento
Segunda à Sexta-Feira
8:00h - 12:00h e das 14:00 - 18:00h
2º Centro Judiciário de Resolução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) de Timon. Endereço: Avenida Boa Vista, nº 700, Parque São Francisco - TIMON MA. Cep: 65.636-740
Telefone: (99) 3212-3869 / 0800 591 6073 email:2cejusc-tim@tjma.jus.br


quarta-feira, 20 de maio de 2020

Você já pensou em ser um Mediador?


A mediação é um método extrajudicial de resolução de conflitos. Dentro desse método existirá o profissional, que receberá a nomenclatura de mediador e que deverá ser imparcial ao que está sendo debatido.
O mediador é um especialista em determinadas técnicas de negociação e comunicação. Atua como um terceiro imparcial e costuma ser indicado pelas partes envolvidas no acordo.
A função desse profissional não é a de propor soluções, mas de intermediar e facilitar o diálogo entre as partes que estão em desacordo.
A atuação do mediador é interdisciplinar, sendo aberta a profissionais de diversas áreas do conhecimento, como psicologia, administração, contábeis, serviço social e outras, não sendo a atuação exclusiva do acadêmico em direito.
Desde que a atividade de mediação passou a ser estimulada pelo novo código de processo civil (2015) como uma alternativa viável à resolução de litígios, a atuação deste profissional tem se tornado mais necessária.

Quais as atividades de um mediador

Quando for necessário, o mediador também poderá efetuar algumas consultas com outros especialistas, melhorando assim o esclarecimento e orientação sobre a situação proposta entre os solicitantes.
É importante ressaltar que mediador não é juiz, advogado, policial, médico ou psicólogo. Ou seja, não está ali para punir, defender, corrigir ou aconselhar os envolvidos, e sim mediar as discussões e conduzir o processo para uma resolução amigável.
Em contrapartida, o mediador poderá ter papel passivo e se limitar a simplesmente facilitar a comunicação ou mesmo um papel mais ativo e ajudar, se necessário, na negociação, assim como na resolução dos conflitos e busca de alternativas. Esse tipo de ajuda é focado especialmente em guiá-los no problema, evitando divagações.
É importante também que o mediador saiba lidar bem com os envolvidos, não permitindo que um se coloque acima do outro, evitando dessa forma uma possível relação de poder unilateral.
Por fim, ele vai auxiliar nas ampliações de alternativas que possam resolver ou prevenir todo tipo de conflito, buscando, juntamente das partes, soluções que possa atender a todos.

Habilidades e Características de um Mediador

  1. Escuta ativa
  2. Questionamento esclarecedor
  3. Inteligência emocional
  4. Habilidade de resumir e organizar ideias
  5. Empatia

As vantagens de ser um mediador

A área de atuação do profissional da mediação ainda é um campo aberto e pouco explorado. Caso você queira enveredar por esse caminho, existe uma gama enorme de oportunidades. Veja abaixo as vantagens de ser um mediador.
Conheça mais sobre a Lei de Mediação.

Alta necessidade de mediadores devido à demanda reprimida de profissionais nessa área.

Por ser uma atividade tecnicamente nova, mas com uma alta demanda de profissionais, a mediação é um dos melhores campos para se trabalhar.
Isso implica dizer que um mediador bem qualificado não terá dificuldades em atuar no mercado.

Tendência a uma maior remuneração financeira

O novo código de processo civil, instituído em 2015, estimula a atuação do mediador, como citado anteriormente.
Antes desse pronunciamento positivado na letra da lei, muitos mediadores trabalhavam de forma voluntária, ou com uma remuneração muito baixa. Todavia a tendência é uma crescente valorização do trabalho, devido à categorização da profissão pelo CPC (2015).


COMO FAZER O CURSO DE MEDIAÇÃO?


O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Timon promoverá a formação de 32 (trinta e dois) Conciliadores e Mediadores para atuarem como voluntários perante os Centros de Solução de Conflitos e Cidadania, sendo 07 (sete) vagas destinadas a servidor do Tribunal de Justiça do Maranhão, e 25 (vinte e cinco) vagas destinadas ao público externo.

As inscrições para as vagas destinadas ao público externo devem ser realizadas por meio de encaminhamento ao e-mail do CEJUSC, cejusctimon@gmail.com, no período de 25/05/2020 a 10/07/2020, de ficha de inscrição, conforme modelo constante do Anexo I ao presente Edital, junto com cópia da documentação a seguir:
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de residência;
  • Currículo completo, com a devida comprovação,
  • histórico de curso superior, e se houver,
  • certificados de curso de pós-graduação e aperfeiçoamento;


Para ver o edital clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário