quinta-feira, 16 de setembro de 2021

Centro de Conciliação de Timon supera meta parcial de acordos no período de janeiro a junho de 2021


Equipe registrou aumento de 100% de acordos em relação a 2020


O 1
֠ Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Timon superou a previsão referente ao período de janeiro a junho de 2021 para o cumprimento da Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Meta 3 tem por objetivo aumentar os casos resolvidos por conciliação em relação ao ano anterior, neste caso, 2020.

De acordo com os dados da Coordenadoria de Estatística do TJMA, o numero de acordos em 2020 no periodo de janeiro a junho foi de 135, e neste ano de 2021, até o mês de junho, foram realizados 270 de acordos, ou seja, o resultado de 2020 foi superado, cumprindo mais de 100% da meta.

No ano de 2021, até setembro, a equipe do Centro de Conciliação de Timon já realizou 350 acordos, 1.250 audiências e 2.500 atendimentos à população. Os números alcançados foram possibilitados mediante o esforço de toda a equipe do Cejusc em benefício dos cidadãos.

O coordenador do Centro de Conciliação de Timon, juiz Paulo Brasil Menezes, enfatizou a relevância da conciliação para o judiciário e que a sociedade vem a cada dia compreendendo bem a força do diálogo, sendo a conciliação uma oportunidade para o cidadão resolver seus conflitos de forma mais célere e, no final, ter um acordo homologado com força judicial. “Estamos vivendo novos tempos que pedem uma política diferente de solução de conflitos e também uma cultura que não seja só da litigiosidade”, explica o juiz coordenador.

ATENDIMENTO


O atendimento do 1º Cejusc de Timon vem sendo realizado de forma presencial, seguindo todos os protocolos sanitários, como: I – descontaminação das mãos, com utilização de álcool 70º; II – uso adequado de máscaras; III – manutenção do distanciamento físico mínimo de 2 metros; IV – não apresentar sinais de gripe, tais como: tosse, espirros e febre (aferição obrigatória da temperatura corporal), dentre outros, ou por meio virtual no WhatsApp oficial do Centro nº (99) 99904-7306, e-mail institucional ( 1cejusc-tim@tjma.jus.br) e, ainda, por videoconferência pela plataforma oficial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Webconference.

AGENDAMENTO


Para agendar uma audiência de conciliação, por videoconferência, junto ao 1º Cejusc de Timon, basta comparecer para atendimento presencial, ou entrar em contato com o centro pelo WhatsApp oficial nº (99) 99904-7306 ou enviar e-mail para 1cejusc-tim@tjma.jus.br , acompanhado da documentação digitalizada (RG, CPF, comprovante de residência).
Também é necessário enviar os documentos relacionados ao assunto que será discutido, como: certidão de nascimento, no caso de haver menores envolvidos; certidão de casamento, quando se tratar de divórcio; documentos dos bens (registro no cartório de imóveis, licenciamento, contrato), quando se tratar de partilha.
Além disso, é necessário informar o telefone da parte contrária, ou seja, do requerido ou da requerida, para que a equipe do Cejusc entre em contato para confirmar o interesse em participar da audiência. 
As audiências são devidamente conduzidas por conciliadores capacitados e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio técnico da Coordenação dos Centros de Conciliação.

MAIS INFORMAÇÕES


Para mais informações, basta ligar ou enviar mensagens para o Cejusc de Timon:(99) 99904-7306 (WhatsApp).


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