O
1º e 2º Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania
de Timon superaram a previsão referente ao período de janeiro a
dezembro
de 2021 para o cumprimento da Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça
(CNJ). A Meta 3 tem por objetivo aumentar os casos resolvidos por
conciliação em relação ao ano anterior, neste caso, 2020.
De
acordo com os dados da Coordenadoria de Estatística do TJMA, o
numero de acordos realizados pelo 1 Cejusc de Timon, no periodo de
janeiro a dezembro
de 2020, foi de 262 acordos realizados, e no
ano de 2021 foram realizados 466 de acordos, ou seja, o resultado de
2020 foi superado, tendo
um percentual de incremento
de 77,86%.
Já o 2 Cejusc de Timon teve um percentual de incremento em 614,29% sobre a meta fixada no ano de 2021.
No
ano de 2021, a equipe do 1º e 2º Centro de
Conciliação de Timon realizou mais de 550
acordos, 2.000 audiências e 4.500
atendimentos à população. Os números alcançados foram
possibilitados mediante o esforço de toda a equipe do Cejusc em
benefício dos cidadão.
O coordenador do Centro de Conciliação de Timon, juiz Paulo Brasil Menezes, enfatizou que a valorização das soluções conciliatórias como forma de entrega da prestação jurisdicional constitui, juntamente com a mediação, um instrumento efetivo de pacificação social, solução e prevenção de litígios. O Poder Judiciário coloca à disposição da comunidade um espaço em que os próprios litigantes solucionam os seus conflitos, mediados por pessoas capacitadas para tanto, na busca de uma solução conciliada e qualificada”, complementou.
ATENDIMENTO
O
atendimento do 1º Cejusc de Timon vem sendo realizado de forma
presencial, seguindo todos os protocolos sanitários, como: I –
descontaminação das mãos, com utilização de álcool 70º; II –
uso adequado de máscaras; III – manutenção do distanciamento
físico mínimo de 2 metros; IV – não apresentar sinais de gripe,
tais como: tosse, espirros e febre (aferição obrigatória da
temperatura corporal), dentre outros, ou por meio virtual no WhatsApp
oficial do Centro nº (99) 99904-7306, e-mail institucional (
1cejusc-tim@tjma.jus.br) e, ainda, por videoconferência pela
plataforma oficial do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA),
Webconference.
AGENDAMENTO
Para
agendar uma audiência de conciliação, por videoconferência, junto
ao 1º e 2º Cejusc de Timon, basta comparecer para atendimento
presencial, de 08 s 12h ou entrar em contato com o centro pelo
WhatsApp oficial nº (99) 99904-7306 (1º Cejusc) e 86 8892-5097 (2º
Cejusc) ou enviar e-mail para 1cejusc-tim@tjma.jus.br ou
2cejusc-tim@tjma.jus.br, acompanhado da documentação digitalizada
(RG, CPF, comprovante de residência). Também é necessário enviar
os documentos relacionados ao assunto que será discutido, como:
certidão de nascimento, no caso de haver menores envolvidos;
certidão de casamento, quando se tratar de divórcio; documentos dos
bens (registro no cartório de imóveis, licenciamento, contrato),
quando se tratar de partilha.
Além
disso, é necessário informar o telefone da parte contrária, ou
seja, do requerido ou da requerida, para que a equipe do Cejusc entre
em contato para confirmar o interesse em participar da audiência.
As
audiências são devidamente conduzidas por conciliadores capacitados
e reconhecidos pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o apoio
técnico da Coordenação dos Centros de Conciliação.
MAIS
INFORMAÇÕES
Para mais informações, basta enviar mensagens para o Cejusc de Timon: (99) 99904-7306 (1º Cejusc) e 86 8892-5097 (2º Cejusc) (WhatsApp).
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