O 1º Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) em Timon/Ma retoma hoje, 06 de novembro de 2023, os atendimentos presenciais. Mais uma novidade é que a unidade passará a atender em novo local. Agora os atendimentos serão realizados, de 08 as 12h e 14 as 16hs, ao lado da OAB Subseção de Timon localizado na R. Elizete de Oliveira Farias, 209 - Parque Piaui, Timon - MA, 65631-230
A reinstalação da unidade na comarca é fruto de parceria com OAB Subseção de Timon e possibilitará a continuidade solução de litígios por meio da conciliação e da mediação, oferecendo atendimento a conflitos envolvendo direitos patrimoniais, perturbação de sossego público, conflitos de vizinhança, dividas, divorcio, pensão alimentícia, exoneração, entre outros.
Para o coordenador do Cejusc Timon, juiz Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes, a unidade “será um instrumento bastante importante para continuidade dos serviços prestados pelo Centro de Conciliação na Comarca. O Judiciário tem como papel fundamental a solução de conflitos e a melhor solução sempre é aquela que é construída junto com o cidadão”.
Para o Presidente da OAB Subseção de Timon, Rafael Milhomem de Sousa, “a parceria com a OAB busca, principalmente, dar celeridade aos litígios, contemplando todo o jurisdicionado, sendo essa uma ferramenta eficaz que os advogados podem fazer uso para findar demandas longínquas”.
Desde 2020, com o início da pandemia, os Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania passaram também a realizar os atendimentos de forma virtual. Os CEJUSCs são unidades do Poder Judiciário às quais compete, preferencialmente, a realização das sessões e audiências de conciliação e de mediação a cargo de conciliadores e mediadores, bem como o atendimento e a orientação aos cidadãos.
A unidade deve, necessariamente, abranger três setores: setor pré-processual, setor processual e setor de cidadania. Qualquer pessoa pode procurar o CEJUSC e solicitar o agendamento de uma sessão de conciliação ou mediação. Os serviços disponibilizados são gratuitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário