quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Projeto “PAI PRESENTE” facilita o acesso ao reconhecimento de paternidade

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Timon, em parceria com Laboratório de DNA do Fórum de São Luís, deu início ao projeto “PAI PRESENTE”, que visa facilitar o acesso ao reconhecimento de paternidade pelas pessoas que não têm o nome do pai no registro de nascimento por meio de EXAMES DE DNA, com utilização de método não invasivo para obtenção de material biológico (DNA Buccal Swab Test). Por esta técnica são coletadas células que se desprendem facilmente mucosa bucal. O procedimento é muito simples, rápido e indolor, o que não proporciona desconforto ao examinado.

O Programa Pai Presente é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e é desenvolvido durante o ano todo. O programa “Pai Presente” atua no sentido de fazer a partir de um pedido formal da mãe, nos casos que envolvem menores, ou pelo suposto filho já maior de idade, a notificação do suposto pai, que deve comparecer ao Cejusc, localizado na R. Elizete de Oliveira Farias, 209 - Parque Piaui, Timon - MA e manifestar sua vontade ou não de fazer, de forma gratuita, o exame para confirmação da paternidade. “O importante é saber quem são e onde estão essas pessoas (pais)”.

A coleta do material genético tem como objetivo levar às famílias mais carentes este serviço de identificação, proporcionando que pais e filhos possam reatar uma relação outrora desvinculada, ou mesmo certificá-los sobre incertezas. É uma forma da justiça chegar ainda mais perto das pessoas que mais precisam”, destacou o Coordenador do Cejusc de Timon, Juiz Paulo Roberto Brasil Teles de Menezes.

COMO TER ACESSO AO SERVIÇO AO SERVIÇO

Os interessados podem procurar o 1 Cejusc Timon, quefica localizado na R. Elizete de Oliveira Farias, 209 - Parque Piaui, Timon - MA, 65631-230.

Para obter mais informações ou tirar dúvidas, pode entrar em contato pelo número (86) 98820-3059.

Nenhum comentário:

Postar um comentário