Em Timon, na Faculdade IESM, está em andamento o Curso de Formação de Conciliadores e Mediadores Judiciais. A iniciativa, que está sob a supervisão do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJMA) e da Escola Superior da Magistratura (ESMAM), visa capacitar profissionais para atuar na solução consensual de conflitos.
A etapa de fundamentação teórica (40 horas) do curso foi concluída hoje, 22 de agosto de 2025, com práticas simuladas de mediação. As aulas, que aconteceram entre os dias 18 e 22 de agosto, foram ministradas pelos instrutores Guilherme Freire Alves e Aline Sousa Cruz Dutra.
Após
a formação teórica, os participantes passarão para a fase prática
do curso, estágio supervisionado (60 horas), com atuação em
audiências nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e
Cidadania (CEJUSCs) na condição de observadores, co-mediadores e,
posteriormente, como mediadores judiciais, aplicando na prática as
técnicas e os conceitos aprendidos em sala de aula.
O objetivo da formação é preparar os futuros mediadores para atuar segundo os princípios constitucionais no novo modelo proposto para a pacificação social. Assim, o curso levará os participantes a reconhecer os papéis dos órgãos envolvidos nesse processo; constatar a importância da preparação adequada e necessária para o implemento do disposto na Resolução 125/2010 do CNJ; refletir sobre o conflito e seus vários aspectos; conhecer sobre o panorama nacional e internacional dos meios alternativos de solução de conflitos e principais métodos existentes; identificar a estrutura do Poder Judiciário em relação à política nacional de pacificação de conflitos e dominar as técnicas dos procedimentos de mediação e conciliação.
Damos aqui aos boas vindas aos novo conciliadores e mediadores judiciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário